Aedos e Violeiros – Orquestra de Violas completa 20 anos e recebe Moção de Regozijo da Câmara Municipal

24 de abril de 2024 às 10h00.

Em uma cerimônia emocionante, na noite da última terça-feira (23), a orquestra de violas Aedos e Violeiros que completa 20 anos em Paracatu, recebeu uma Moção de Regozijo da Câmara Municipal pelo excelente trabalho realizado mantendo a tradição e cultura da viola caipira em Paracatu.

A autora da honraria foi a Vice-presidente da Câmara Gislene Couto, que também presidiu esta reunião solene, na qual o grupo foi apresentado com destaque para cada músico presente que teve sua história contada pelo Presidente da Associação dos Poetas e Violeiros de Paracatu, Romualdo Ulhoa.

Conheça a História da Orquestra Aedos e Violeiros:

A Orquestra de Violas “Aedos e Violeiros” de Paracatu, surgiu a partir do projeto idealizado por Gilson Couto e desenvolvido inicialmente junto com seus amigos: Salvador Mendes, Romualdo Ulhoa, Izair José, Joaquim Alves, Caboclo (In memorian), João do Ouro (In Memorian), Willy e Davi Brasil.

Em junho de 2004, foi formalizada uma parceria entre o SESC LACES Paracatu e o grupo de amigos para a realização do projeto “Aedos e Violeiros”, que visava o resgate e manutenção da música de raiz e a valorização da viola caipira e seus amantes.

O nome escolhido, “Aedo”, vem do grego e significa declamadores, poetas que saíam pelas ruas e praças recitando seus versos e declamando suas poesias. Os Aedos recebiam o mais absoluto respeito e suas palavras eram consideradas verdades inquestionáveis.

Com o tempo, os amigos decidiram tocar juntos, todos na mesma toada, entre cururu e cateretê, nascendo a Orquestra de Violas “Aedos e Violeiros” de Paracatu, que traz, em sua essência, a arte das cantorias e poesias, das declamações, das verdades trazidas pelas folias e estórias passadas de pais para filhos.

A família “Aedos e Violeiros”, durante esses 20 anos de existência, recebeu em seu núcleo inúmeros alunos e membros. Alguns, por algum motivo, optaram por caminhar só, mas levarão sempre consigo a semente semeada, que continuará dando seus frutos por onde eles passarem. Atualmente, a orquestra é composta por aproximadamente 18 membros e 4 alunos em formação, pessoas com as mais variadas profissões que são, acima de tudo, amigos unidos para cantar moda e declamar seu amor pela música.

A Orquestra traz em sua formação músicos de diversas idades: homens, mulheres, crianças, adolescentes, todos em uma mesma direção, mantendo o objetivo do resgate da viola caipira e a manutenção da cultura da música raiz, visando apresentar à juventude o magnifico instrumento que por pouco não fora esquecido, e garantir a todas as gerações o acesso a essa tão bela arte. Para isso, conta com um banco de dados onde expõe toda a documentação reunida sobre a história do grupo e a memória da viola caipira.

Sendo reconhecida pelo Município de Paracatu e pelo Estado de Minas Gerais como entidade de utilidade pública, em suas atividades o grupo promove encontros e parcerias, buscando cada vez mais conhecimento sobre a arte dos violeiros, cantadores e poetas da região de Paracatu. É através do compartilhamento de aprendizado que o grupo se fortalece, sendo referência na região de valorização da música raíz e da viola caipira.

Com muito merecimento, a Orquestra de Violas “Aedos e Violeiros” de Paracatu, recebe hoje moção de regozijo em reconhecimento aos 20 anos de sua existência, que serão comemorados em junho deste ano.

A reunião solene pode ser vista na íntegra através do canal oficial da Câmara Municipal no Youtube.