Junio Antônio de Barros (Pinguim) recebe Diploma de Mérito Desportivo da Câmara Municipal

10 de abril de 2024 às 10h00.

Na noite da última terça-feira (09), em uma reunião solene presidida pelo vereador Manoel Alves, que é também o autor da honraria, o Senhor Junio Antônio de Barros, conhecido como “Pinguim” recebeu o Diploma de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Paracatu, a honraria é concedida a atletas ou pessoas envolvidas no desporto que se destacam na cidade.

Conheça mais sobre o homenageado em sua biografia:

Junio Antônio de Barros, nosso homenageado dessa noite, nasceu em 24 de Janeiro de 1981, na cidade de Paracatu, é filho de Vera Gonçalves de Barros e Luiz Antônio de Barros, nosso homenageado tem 11 irmão:

Walcir, Walmir, Nelci, Nilma, Ângela, Vânio, Lucimar, Luiz Carlos, Vera Lucia, Luciano e Lucilene, e é pai de 03 lindas princesas : Thamaine, Rhainara Menezes Barros e Dhandara.

Mesmo sendo tão jovem é avô da linda Thabita Gabriele Barros Macedo.

Sempre residindo na cidade de Paracatu, na sua infância pode estudar nas escolas Bezerra de Menezes, Julia Camargos, Delano Brochado e Afonso Roquete, suas principais matérias favoritas eram a matemática e educação física, sendo essa última a que o colocaria nessa posição de tamanho prestigio, recebendo hoje o mérito desportivo com aprovação inânime de todos os vereadores dessa casa.

Ainda sobre sua infância, desde de seus 12 anos, amava acompanhar seu tio Cianinho e seu irmão Walcir aos campos de futebol, adquirindo com essa interação o gosto por essa modalidade de esporte.

Tempos mais tarde, não deixando o esporte do coração passou a integrar e ocupar cargos na área do esporte, dentro das equipes de futebol, chegando a ocupar o cargo de presidente do Esporte Clube AMABAP, na gestão 2015/2019. Com essa atuação apaixonada, pelo esporte local, assumiu a presidência da associação dos clubes de Paracatu, por dois mandatos, gestão 2017/2019 e 2020/2023, estando atualmente de volta na presidência da equipe AMABAP na gestão 2023/2029.

Em sua função frente à presidência do time de futebol AMABAP, dois programas importantes merecem destaque: O projeto “SHOW DE BOLA”, que visa incluir crianças e adolescentes moradores do “lar dos pequeninos” nas atividades esportivas do time, favorecendo e estimulando a inclusão das crianças e adolescentes no convívio social e esportivo. Outra ação importante do clube e que merece destaque é a entrega de cestas básicas a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, duas iniciativas apresentadas pelo diretor do time, Carlos Henrique, e que foi prontamente abraçada pelo homenageado, sendo as ações de reconhecido interesse social.

E ele continuou trabalhando com emprenho à frente da associação dos clubes também possibilitando que a assistência de matérias esportivos fossem ofertados a todos os times, condição que persiste até a presente data.

Na sua vida profissional, foi colaborador na empresa Transpar, na função de cobrador, entre os anos 1997/1999, já trabalhou como padeiro e confeiteiro do ano 2000 até 2014 e atualmente atua como vendedor regional, na empresa Panattos desde 2015.

A cerimônia foi emocionante com amigos e familiares do Sr. Junio Antônio fazendo suas homenagens e ressaltando que o homenageado foi um grande pai, amigo e fomentador do esporte no município.

Você pode conferir a qualquer momento como foi a cerimônia que foi transmitida na íntegra através do canal do Youtube da Câmara Municipal de Paracatu.

Autor:  Thalita Mendes