Vereadores se reúnem com representantes da Nexa Resources para discutir suspensão das atividades no Morro Agudo

19 de março de 2024 às 14h00.

Na manhã desta terça-feira (19), representantes da empresa Nexa Resources estiveram no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal se reunindo com parlamentares do município para tratar sobre a redução da operação na cidade de Paracatu, onde anunciaram a desmobilização da mina no complexo Morro Agudo e a continuidade apenas nas atividades de calcário. A partir do dia 19 de março, hoje, até 30 de abril de 2024, as atividades de mineração serão reduzidas, enquanto as atividades de produção de calcário continuarão em plena capacidade, segundo o anúncio da empresa.

Na reunião desta manhã os vereadores mostraram preocupação com o meio ambiente e também com a economia do município e trabalhadores que podem sofrer perdendo sua fonte de renda. Os representantes da Nexa informaram que existe um compromisso assumido com a comunidade em relação a capacitação dos produtores da região que está sendo realizada, informaram também que estão oferecendo para os trabalhadores oportunidades em outros locais para que não percam sua renda.

Os representantes da empresa ressaltaram que as barragens estão seguras e permanecem sendo monitoradas e que é uma decisão que se estende a longo prazo para implantação das ações.

Alguns parlamentares ressaltaram em reunião, que a empresa poderia ter ajudado mais o município e que irão acompanhar de perto toda a desmobilização.