Secretaria de Saúde presta contas do terceiro quadrimestre de 2020 à Câmara Municipal de Paracatu

A reunião de hoje (14) da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, presidida pelo vereador Paulinho Transporte, contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Vinícius Biulchi, da contadora da Secretaria Municipal de Saúde, Kênia Silva e da coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina de Souza.

14 de abril de 2021 às 00h00.

A reunião de hoje (14) da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, presidida pelo vereador Paulinho Transporte, contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Vinícius Biulchi, da contadora da Secretaria Municipal de Saúde, Kênia Vasconcelos e da coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina de Souza.

Com a presença de todos seus membros: vereador Denis Dantas, vereador Gilsão do Paracatuzinho, vereador João Archanjo, vereador Professor Alex e vereadora Vera Lemos, a Comissão recebeu a apresentação em detalhes da prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2020.

Durante toda sua explanação, o secretário deixou bem claro o quanto os investimentos na saúde são altos, mas que devido ao combate à Covid-19, os gastos estão concentrados muitas vezes em um só segmento dentro da saúde.

Após ser questionado pelo presidente da comissão sobre os gastos do governo anterior terem sido acima do obrigatório (15%), Biulchi afirmou que essa é uma preocupação do governo atual de manter esse investimento bem acima do obrigatório. “A média de gastos com a saúde gira em torno de 30%, mas ainda entendemos que é pouco, nossa visão é de que se possível ultrapasse os 50%, podendo chegar a 70%. Mas mesmo esse valor precisa ser bem planejado e sua distribuição otimizada para que não gere desconfiança e até mesmo corte desse investimento na saúde”, afirmou cautelosamente o secretário da Saúde.

Outro ponto que foi levantado foi quanto à compra do antigo Hospital Santa Lúcia, e a contadora deixou bem claro que o dinheiro destinado ao combate à Covid-19 não foi utilizado para a compra do imóvel e também não está sendo gasto em sua reforma. Reforma essa que o secretário afirmou que deve ser finalizada em duas semanas.

As ações da Secretaria de Saúde em relação à Pandemia despertaram interesse nos vereadores, e o secretário Biulchi apresentou a eles algumas mudanças que foram feitas do ultimo quadrimestre até hoje. “O Hospital Municipal tinha cinco leitos de UTI/Covid, com o aumento considerável dos casos, passamos a utilizar todos os nossos 18 leitos de UTI para os casos de Covid. Mas deixo claro que pessoas que necessitavam de UTI sem ser pela contaminação dessa doença tiveram tratamento da mesma maneira no pronto-socorro, com profissionais que foram treinados para fazer os procedimentos nesse espaço”, tranquilizou.

Por fim, os vereadores agradeceram a disponibilidade da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e desejaram que o trabalho, principalmente contra a Covid-19 alcance o sucesso.

Agradecimento: Karen Cardoso - jornalista