A Reunião Ordinária desta semana aconteceu no dia 14 de Agosto, às 15h, na Câmara Municipal de Paracatu. Com direito a Tribuna Especial do Promotor de Justiça Davi Pirajá, falando sobre o lançamento da campanha "ISSO TEM NOME".
A Reunião Ordinária desta semana aconteceu no dia 14 de Agosto, às 15h, na Câmara Municipal de Paracatu. Com direito a Tribuna Especial do Promotor de Justiça Davi Pirajá, falando sobre o lançamento da campanha "ISSO TEM NOME".
Tribuna Especial
O promotor de Justiça Doutor Davi Pirajá utilizou a tribuna para falar sobre o lançamento da campanha “ISSO TEM NOME”, campanha de combate à violência contra a mulher. Ressaltou que vivemos em uma sociedade composta por mulheres fortes e que precisam ser fortes, onde necessitamos estarmos em alerta a dor e sofrimento que exige das mulheres tanta força assim!
Demonstrou números do último anuário de segurança pública, onde houve o apontamento que no ano de 2022 o Brasil teve cerca de 1.400 homícidios consumados e cerca de 1.600 tentandos, está aumentando o índicie e devemos ser exaustivos, pois é um sinal de alerta que devemos sempre fazer campanhas como estas.
Enfatizou que a violência contra mulher precisa ser tratada no âmbito dos tribunais, âmbito da promotoria criminal, da polícia, mas precisa ser tratada também CULTURAMENTE. Elencou os pilares que estão sendo pautados na campanha, os meios de divulgações e fez o convite para o lançamento que acontecerá no próximo dia 16/08/2023 as 09h00min no plenário da Câmara Municipal.
Orador Inscrito
A vereadora Vera Lemos trouxe à discussão a situação do consurso público, do descongelamento das ferias prêmio e quinquênio e votação do segundo turno do código tributário.
Completou expondo sobre a questão do indeferimento dos candidatos ao certame e foram excluídos pela banca pelo critério heteroidentificação, onde foi procurada pelos candidatos que o sonho deles virou pesadelo! Sobre o congelamento das férias prêmio e quinquênio enfatizou está na hora do municipio abrir os cofres públicos e pagar as férias prêmio e quinquênio, pois o municipio possui condições financeiras de fazer isso. E em relação à votação do segundo turno do código tributário, enfatizou que quando o municipio aumenta aliquotas ele esta na contramão da otimização da arrecadação.
Assuntos Gerais
O Vereador Paulinho Transportes, fez uso dos minutos relevantes parabenizando a tribuna do Doutor Davi Pirajá, e enfatizou quanto é importante á casa legislativa está trabalhando em prol das causas das mulheres, haja vista existirem tantos covardes violentado as mulheres. Paranebizou a tribuna da vereadora vera lemos, entretando diz que não concorda quanto á fala sobre o código tributário, pois segundo o vereador Paulinho Tranportes “onde só tira e não repõe uma hora acaba”.
O vereador Professor Alex, menciona que juntamnete com o colégio IFTM lançou a campanha Educativa para adolescentes pelo fim da violência contra a mulher, entitulada JUVENTUDE CONSCIENTE, descontruindo o machismo, construindo igualdade e moldando futuro, que visa levar palestras educativas para as Escolas de Ensino Médio. Onde o vereador mencionou que quer usar o que aconteceu com ele de exemplo para ajudar outros homens, para conscietização pelo fim da violência contra a mulher!
O Vereador Vaguinho do Ônibus, inicou parabenizando as tribunas realizadas nesta data, e enfatizou sobre o uso de cerol nas pipas, nesta época do ano. Frizou que o cerol corta vidas, que no nosso município tem acontecido acidentes em decorrência do uso indiscrimiado do Cerol. Mediante a isso solicitou ao Prefeito Municipal que tomasse providência quanto a estes acontecimentos, sugeriu que emitisse um decreto proibindo, ou que se criasse um local adequado para á pratica desse tipo de esporte!
A vereadora Nilda da Associação reforçou sobre a campanha do Agosto Lilás conidou a todos para o lançamento da Campanha “ISSO TEM NOME”, Parabenizou as tribunas realizadas que aconteceu na reunião órdinaria. Colocou a Procuradoria Especial da Mulher a disposição da população paracatuense, enfatizou que nenhuma mulher deve ser silenciada ou negligenciada, e que a sociedade não pode ser conivente com a mulher em risco e se souberem de casos que devem realizar denúncias!
A vereadora Tenente Cristina, utilizou os assuntos gerais paraenizou às tribunas realizadas, e reforçou que pode contar com ela para combate a violência doméstica, e reforçou que seja cumprida a lei do cerol, onde proibe o uso e comercialização do cerol.
A Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Claudirene Rodrigues, Parabenizou as tribunas realizadas nesta data, reforçou que é necessário traçar metas e fazer um planejamento em longo prazo, para que as ações não finalizem no mês de agosto para que estenda por todo ano para proteção das nossas mulheres!
Confira a transmissão completa através do nosso canal no Youtube.
Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.
Segunda a sexta-feira de 9h00 às 18h00
(38) 3671-3770 / 3672-3003
Segundas-feiras às 15h
ouvidoria@paracatu.mg.leg.br
Praça JK, n° 449 - Centro - Paracatu/MG CEP: 38600-292