Nesta terça-feira (29), pela manhã, aconteceu a reunião especial da Comissão Processante que analisa o pedido de cassação do vereador Professor Alex. O objetivo da reunião foi ouvir as testemunhas que foram citadas no processo enviado a Câmara para dar inicio as investigações das acusações contra o vereador.
O presidente da Comissão, vereador Donato Silva, juntamente com o relator, vereador Gilsão do Paracatuzinho e o membro, vereador Evandro da Usina, receberam as correspondências que afirmaram através de ofício que a promotora Mariana Leão e o prefeito Igor Santos não estariam presentes na oitiva. Já o secretário Municipal de Transporte, Gabriel Claudino, conseguiu um mandato de habeas corpus que deu a ele o direito de responder ou não as perguntas da comissão.
O primeiro a ser ouvido foi o vereador Professor Alex, enquanto as outras testemunhas ficaram isoladas sem poder se comunicar, até mesmo através de seus celulares. O vereador alegou que somente conduziu os senhores Renato e Doralice até a secretaria responsável para ajuda-los com suas solicitações, não havendo qualquer interferência sua quanto de utilização da máquina utilizada no serviço de restauração da barragem.
Em seguida foram ouvidas as seguintes testemunhas:
Victor Mundim Alves de Oliveira – Policial Militar Ambiental
Norberto Willians Santos Souza – Policial Militar Ambiental
Doralice Caetano Dias Melo – proprietária da Fazenda Recanto Dois Irmãos
Renato Caetano Silva – filho da proprietária Doralice
Caliton Márcio da Silva – operador da máquina
Beatriz Paula de Azevedo Pires – servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Frederico Augusto Aragão Santos – engenheiro civil que fez o projeto de restauração da barragem
Denis Brasileiro Passos – vereador que fez a denuncia no Ministério Público
Quase ao final das oitivas, o secretário Claudino compareceu a Câmara Municipal, porém não foi ouvido pela Comissão, por não estar isolado juntamente com as outras testemunhas, o que ocasionaria uma interferência na lisura do processo, já que ele obtinha o privilégio de acompanhar a reunião, que estava sendo transmitida pelo canal da Câmara no Youtube.
Processo de cassação
Após finalizar as oitivas, o presidente da Comissão Processante, vereador Donato Silva, irá notificar o investigado, vereador Professor Alex, para fazer suas alegações finais, com prazo de 5 dias para sua entrega.
Data de Publicação: terça-feira, 29 de novembro de 2022