Audiência Pública Virtual - Comissão de Saúde

Audiência Pública em atendimento ao requerimento nº 74/ 2021 para esclarecimento das Ações Preventivas, efetivas e educativas sobre doenças infecciosas no município de Paracatu em resposta ao requerimento do Vereador Gilsão do Paracatuzinho.

29 de janeiro de 2021 às 00h00.

A Comissão Permanente de Saúde realizou no dia 28/01/2021 Audiência Pública em atendimento ao requerimento nº 74/ 2021 de autoria do vereador Gilsão do Paracatuzinho prestar esclarecimentos, sobre a situação atual das doenças infecciosas no município de Paracatu, incluindo informações sobre as ações preventivas, ações efetivas, projeções futuras e índices de proliferação do mosquito na região, com a presença do Secretário de saúde Vinícius Biulchi Dos Santos,  o Coordenador do Departamento de Epidemiologia Márcio, o Chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica Cleiton Jorge, o Secretário de Meio Ambiente Denys Henrique, o Superintendente de Fiscalização Luciano e  vereadores membros da Comissão Nilda da Associação, Paulinho do Transporte, Marcos Oliveira, Vaguinho do Ônibus e Donato, foi realizado uma apresentação do trabalho desenvolvido e ações do Departamento de Epidemiologia pelo chefe de Divisão Cleiton Jorge, ressaltando a importância da responsabilidade coletiva para combater a proliferação do mosquito através da junção dos poderes executivo legislativo, judiciário conscientizando e levando informações a população. O tratamento focal deu início em 04/01/2021 com intuito de alcançar 80% das residências, o índice de proliferação do mosquito na região em janeiro de 2021 encontra-se em 11.3 %, este valor deveria estar abaixo de 1% consequentemente estamos 10 vezes a mais que o indicado com alto risco de epidemia, atualmente foram notificados 75 casos com 8 casos de notificação positivas, houve um intenso trabalho nas residências das pessoas infectadas e imóveis próximos para eliminar os focos. Foi abordado sobre as dificuldades e obstáculos enfrentados pelos agentes e secretarias no trabalho preventivo conforme relacionado abaixo:

• Descarte incorreto de lixo;
  • Desrespeito da população durante a prestação dos serviços dos agentes de endemias.
  • Alta rotatividade no departamento dos agentes de endemias, dificultando a execução dos trabalhos.
  • Falta de fiscais de postura suficientes para fiscalizar lotes sujos e descartes incorretos de lixo.

O secretário de saúde explicou sobre a importância da permanência dos agentes através de uma educação continuada e comprometeu-se analisar a legalidade para solucionar o problema da rotatividade, ressaltou ainda que alguns exames para certificar as doenças infecciosas no município já estão disponíveis após a renovação do contrato com a CONVALES.

O secretário de Meio Ambiente Denys argumentou a adesão da secretaria ao plano de gestão de resíduos sólidos através de diretrizes para cumprir as condicionantes do licenciamento de recuperação do aterro sanitário, destacou sobre a importância da conscientização e responsabilização dos moradores com os lotes e descartes de lixo e que já estão criando meios de solucionar o problema de lixos sólidos no município. O Superintendente de Fiscalização Luciano ressaltou que todo o serviço dos Fiscais de Postura está sendo estruturado e adequado, com a criação do departamento e criação dos cargos eles podem ser ocupados através do concurso público. O Chefe de Divisão Epidemiológica Cleiton Jorge ressaltou que existe um trabalho intenso realizado pelos agentes no combate e eliminação dos focos para diminuir o índice de infestação no município, solicitou que a população acolhesse com carinho os agentes e informou que até o momento o município não registrou nenhuma morte por causa da dengue neste ano de 2021.

Agradecimento: Cristina Ferreira dos Santos - Administradora