Feirantes se reúnem com vereadores e prefeito na Câmara Municipal

Destinação da Feira dos Produtores foi a pauta da reunião que também contou com a presença de secretários municipais

29 de janeiro de 2021 às 00h00.

Feirantes se reúnem com vereadores e prefeito na Câmara Municipal

Destinação da Feira dos Produtores foi a pauta da reunião que também contou com a presença do Prefeito e de Secretários Municipais

Na última quinta-feira (28-01) aconteceu na Câmara Municipal de Paracatu, reunião dos feirantes   com os vereadores Beto Codorna (PSD), Claudirene Rodrigues(PSDB), Denis Brasileiro(REPUBLICANO), Denis Dantas(PDT), Donato Silva (PP), Evandro da Usina (PC DO B), Gilsão do Paracatuzinho (MDB), Gislene Couto (PSDB), João Archanjo(PSD), Marcos Oliveira (PSD), Marli Ribeiro (PSC), Nilda da Associação (PSB), Paulinho do Transporte (PSDB), Professor Alex (DEM), Vaguinho do Ônibus (DEM), Vera Lemos (SDD) o Presidente da Câmara Manoel Alves (PODE) , o Prefeito Municipal Igor Santos, juntamente com Secretários Municipais Leonardo Costa (Agropecuária), Igor Diniz (Cultura e Turismo), Pedro Adjuto (Infraestrutura), para tratar da instalação e funcionamento da nova feira dos produtores, iniciou  a sua construção durante a gestão passada.

A reunião solicitada e coordenada pelo vereador Paulinho do Transporte, que diz “É preciso entender as propostas, às vezes o que está dando erro é justamente porque o governo anterior tinha uma proposta e o de agora tem outra. Todo início de governo é assim, é preciso continuar tocando os acertos e também os erros do governo anterior. Se é preciso consertar, é consertar e seguir adiante”, informou que já protocolou um requerimento solicitando que a Câmara convide os Secretários de Obras e Agricultura que estiveram durante a gestão passada e também os atuais representantes dessas pastas para que possa ser debatido e discutido como poderá ser realizada a finalização e a entrega do galpão que acolherá a Feira do Produtor. Em seguida Paulinho abriu espaço, para debate entre os participantes sobre as necessidades dos feirantes e  preocupação do mesmo sobre a possível destinação do espaço para outra utilidade.

Segundo Deusdete Soares (Presidente da Associação dos Feirantes), esse sonho de ter a Feira já vem de mais de 30 anos, e por isso, o maior questionamento feito durante toda a reunião foi se os feirantes terão o seu espaço prometido ou se realmente esse espaço será designado para a Secretaria de Cultura. Outra preocupação levantada durante os debates foi a presença vendedores ambulantes que não fazem parte da produção familiar paracatuense, o que atrapalha muito o comercio dos feirantes.

Em sua fala, o secretário de Infraestrutura, Pedro Adjuto, informou que alguns erros de planejamento estrutural precisam ser estudados e consertados. “Um dos nossos freios é a parte elétrica do espaço, em que o projeto precisa ser refeito e aprovado pela Cemig. E todos aqui sabemos o quanto trabalhar com essa instituição é difícil. Todos os estudos estão sendo feitos para que a obra continue e finalize, mas ela ainda irá demorar”, afirmou o secretário.

Sobre a parte de Cultura, o secretário Igor Diniz, informou que a pasta não pretende pegar o espaço para eles. “O que desejamos é utilizar o espaço para também levar a cultura paracatuense à população. Promovendo sarais, teatros, espaços de artesanato. Estamos querendo nos unir e não retirar o espaço dos produtores”, enfatizou Igor Diniz.

Ao final foi solicitado a criação de um grupo de trabalho composto por dois vereadores, três secretários e cinco representantes dos pequenos produtores e feirantes para dar continuidade as decisões tomadas e acompanhamento da fase final da obra.

Agradecimento: Karen Cardoso - jornalista